sábado, 10 de novembro de 2007

Lula admite falha em negociação com PSDB sobre CPMF, mas acredita em prorrogação

10/11/2007 - 17h45

Da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu hoje que houve falhas na negociação entre o governo e a cúpula do PSDB sobre o apoio do partido à PEC (proposta de emenda constitucional) que prorroga a cobrança da CPMF até 2011. Os primeiros termos do acordo vazaram para a imprensa antes da cúpula do PSDB ser informada sobre o que seria oferecido pelo governo.

"O bom acordo é aquele que você faz em silêncio e depois você anuncia o resultado dele, da forma, eu diria, consagradora", disse Lula após sessão Plenária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo Ibero-Americanos, em Santiago, no Chile.

Lula afirmou que a relação entre o governo e o PSDB não é fácil e, muitas vezes, se dá pela imprensa. "Eu nunca acreditei em qualquer acordo que você faça pela imprensa. Desde os anos de 1975, quando eu negociava com o presidente do sindicato, se uma notícia saísse antes de você fazer a negociação, a negociação estaria atrapalhada. Por quê? Porque isso cria ciumeiras internas, porque isso cria debates desnecessários."

Os líderes do governo na Câmara e no Senado --José Múcio (PTB-PE) e Romero Jucá (PMDB-RR)-- deram entrevistas contando detalhes da proposta do governo antes de conversarem com a cúpula do PSDB. Os tucanos não gostaram do vazamento e acabaram rejeitando a proposta do governo,

Apesar de admitir as falhas da negociação, Lula afirmou que acredita que o governo conseguirá aprovar a PEC da CPMF no Senado, onde precisa de 49 votos favoráveis, no mínimo. "Nós temos maioria para votar a CPMF", disse o presidente.

O presidente afirmou ainda acreditar na possibilidade de voltar a negociar com o PSDB. "Eu ainda acredito nas conversações com o PSDB. Nós temos algum tempo ainda, de forma que eu estou tranqüilo com a votação da CPMF. Estou tranqüilo, até porque eu, como democrata, aprendi que a gente, quando manda uma coisa para o Congresso Nacional, a gente ganha ou a gente perde."

Fonte: Folha Uol

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u344544.shtml

Nenhum comentário: